Dra. Ana Lúcia, diretora clínica da ABDIM, concede palestra sobre “Manejo ventilatório nas Distrofias Musculares”

Rio de Janeiro, 10 de março de 2006 – A Dra. Ana Lúcia, diretora clínica da ABDIM, foi convidada pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Associação Carioca de Distrofia Muscular (ACADIM) para discorrer sobre o tema “Manejo ventilatório nas Distrofias Musculares” no Rio de Janeiro.

A finalidade da palestra era esclarecer profissionais da área sobre assuntos técnicos e também ajudá-los na operacionalização de um planejamento para assistir os portadores de Distrofia Muscular no aspecto ventilatório. Espera-se, dessa maneira, cumprir a determinação da portaria 1531 do ano de 2001, que garante o uso de ventilação não invasiva aos portadores de Distrofia Muscular Progressiva.

Compareceram à palestra a Diretoria da ACADIM (a presidente Maria Clara Migowski Pinto e o diretor administrativo Vivaldo Lima de Magalhães), Dr. Sérgio Voronoff, que é representante da Secretaria Estadual de Saúde, médicos neurologistas e fisioterapeutas dos principais hospitais (Instituto de Neurologia Deolindo Couto e hospitais de Niterói), além de representantes municipais do Rio de Janeiro.

Vale ressaltar a importância da Secretaria Estadual de Saúde nessa iniciativa de esclarecer entre os profissionais da área a necessidade do cuidado dos aspectos ventilatórios nos pacientes com Distrofia. A palestra foi considerada esclarecedora e propiciou elementos para um debate ao seu término. Concluiu-se que, com as peculiaridades da organização do setor de saúde regional, a proposta mais viável seria a formação de núcleos para avaliações dos pacientes e instalação de aparelhos de suporte ventilatório (BiPAP).

Dados da ABDIM de 2005 foram apresentados com o intuito de mostrar que, com um trabalho eficiente, conseguiu-se inibir a progressão da insuficiência ventilatória na grande maioria dos pacientes. A equipe médica e fisioterápica da ABDIM foi considerada um modelo nacional no cuidado de pacientes portadores de DM.

Dra. Ana Lúcia Langer, à direita, de laranja, com membros da ACADIM